Os quatro elementos

Diz-nos a Ciência Esotérica que a Natureza, através dos Elementos e da sua simbologia nos mostra também como atingir esse equilíbrio a nível interior, assim como a simbologia do Yin (energia feminina) e do Yang (energia masculina).

Somos um microcosmos dentro de um Macrocosmos, tudo o que acontece fora de nós, é um espelho que se passa dentro de nós também.

A Astrologia (estudo da influência dos Astros na Terra) explica que tal como a Terra, o Ser Humano também é constituído por quatro Elementos: Terra, Água, Ar e Fogo.

Elementos Ying e Yang

A Terra e a Água são elementos Yin (femininos), o Ar e o Fogo são elementos Yang (masculinos).

Tanto o Homem como a Mulher carregam dentro estas energias (em maior ou menor intensidade), que podem ser observadas num mapa astrológico. Tudo o que chamamos de características (jeitos, tendências, manias), são na verdade, energias e, quando bem trabalhadas e conscientes, podem-nos ajudar a encontrar o tão desejado Equilíbrio.

O que significa elemento Yin?
É o Elemento mais introvertido, há um movimento mais para dentro. É fechado, suave, tímido, receptivo, feminino.

O que significa elemento Yang?
É o Elemento mais extrovertido. Expande, há movimento para fora, é activo e masculino.

Água

A água é o elemento dos sentimentos, das emoções, do amor, dos sonhos, do inconsciente e do poder da intuição.O elemento agua fala dos sentimentos que vem do coracao do ser humano; dos desejos e temores ocultos no fundo do lago. Trabalhar com o água e aprofundar descobrir e deixar fluir o que há no fundo de nosso coração. É deixar-nos levar pela intuicao e perceber as mudanças da natureza.

O elemento água está relacionado com a inspiração espiritual, com a meditacao, os estados do corpo e a imaginacao criativa.

Terra

A terra è o elemento da nutrição, da segurança, da proteção, da estabilidade e da disciplina. Trabalhar com a terra implica ter paciência para esperar tranquilamente o momento que as coisas acontecem. Os bosques, as selvas, as praias ou os desertos não se formaram num dia; o crescimento requer tempo,constancia e perserveranca.

Quando harmonizamos o elemento terra em nosso interior criamos um espaço fértil, pacífico, seguro de nutrição em nossa alma. É um oásis no meio da confusão, na rapidez e as exigências da vida atual; um lugar ao qual podemos ir a cada vez que precisamos um pouco de segurança, alimento e estabilidade.

Fogo

O fogo interior nos impulsa a procurar novos caminhos, a enfrentar novos desafios e a correr riscos.

Quando trabalhamos com o fogo, nos sentimos mais vigorosos, entusiasmados, otimistas e criativos. Este elemento nos conecta com a alegria de viver e com a força interna. Quando em desequilibrio o fogo pode converter numa experiência avasaladora, arrebatada e desenfreada.
O fogo modifica o estado da matéria, a transmutacao. Expressa o movimento, a atividade, mas também se refere à espiritualidade, , o “calor humano”, vitalidadade. Trata da energia existencial e sexual. Em excesso, pode atrapalhar.

A natureza inesperada do fogo impulsiona a guiar por nossos instintos, atuar sem pensar e lançar-nos à aventuras sem medir as consequências.

Harmonizar o fogo interior, cria um fogo sagrado que nos aquece, reeconforta e reanima a continuar a jornada quando estivermos exaustos. O fogo interior nos da coragem quando nos sentimos nervosos e confusos.

Ar

O ar è o elemento do pensamento e da comunicacao ; inspirra a nossa mente as grandes descobertas, os inventos e as criações musicais ,a danca.

Sua maneira de comunicacao com o ser humano no mundo físico é atravès dos ventos, as fragancias e a musica. Evocam em nós lembranças ancestrais e nos levam a encontrar novas realidades.

O ar é o elemento das ideias, do movimento dirigido para a comunicação verbal e escrita. Quando acordamos aos seres elementares do ar em nosso interior, estamos criando um espaço para escutar e ser escutados.

Cada Elemento corresponde a três Signos

Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio. (Yin)
Signos de Água: Caranguejo, Escorpião e Peixes. (Yin)
Signos de Ar: Aquário, Gémeos e Balança. (Yang)
Signos de Fogo: Carneiro, Leão e Sagitário. (Yang)